PARA GIL E O TEATRO SANTANA

As escolhas humanas ultrapassam o ciclo da vida.

Do ponto de vista da natureza, como parte dela, estamos à mercê da inexorável  determinação dos fenômenos naturais e a ela condicionados, mas nunca submetidos como marionetes. Nós a enfrentamos, diblamos, manipulamos à medida que dela vamos ampliando o conhecimento. Mas no que se refere às escolhas humanas, ultrapassamos o reino da necessidade (ou da determinação natural de todas as  coisas e  todos os  fenônemos) e ingressamos no reino da liberdade.

Isso ja dizia o velho Kant! Não existem ciclos da vida ou destinos quando somos capazes de fazer escolhas e por elas determinar nossos rumos, por estas escolhas fazemos história e dela tomamos as rédeas, damos ao tempo o sentido que ele não tem naturalmente. Por estas escolhas forjamos nossa alma, direcionamos nosso olhar sobre tudo, remexemos em nossos valores nada eternos  e moldamos nosso comportamento e nosso agir. Por nossas escolhas, como Titãs, desprezamos o destino imposto pelos deuses, nos tornamos deuses.Por nossas escolhas, calculamos resultados, avaliamos consequências, traçamos estratégias, inventamos e controlamos a vida.

Eis nossa condição humana: de sermos livres!

Somos deuses pela razao que se impõe e  nos orienta. Tudo isso, meu artista sonhador, pra te dizer que o que te acontece nada tem a ver com o ciclo natural da vida,  mas por escolhas que moldam a vilania da vontade daqueles que te impuseram esta expulsão. Não tem nada a ver com destino as maldades humanas mas com  suas proprias decisões, muitas vezes inconsequentes, egoistas, desumanas.

Nada é definitivo quando se entende que reinventamos nossa vida e dela fazemos história Gil, minha solidariedade. De longe te acompanhei. Voce esta fazendo historia e uma história linda. E para cada um de nós, seres humanos, ela não tem fim até o momento que dela nos retirarmos.

Autor: Asas de Icaro (2011)

Publicado em maio 23, 2011, em Asas, Geral e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário